Homenagem a Bob Crow

bob-crow-2_2848449k

A primeira condição para um operário se tornar comunista – ou anti-capitalista no sentido mais básico (de esquerda numa versão mais corrente) – é através da sua organização em primeiro lugar independente a todos os níveis do capital. Isto é pre-requisito par estar contra o Capital e contra o Capitalismo. O que quer dizer independência a todos os níveis? Quer dizer, pela tradição marxista criar o partido independente do proletariado e o sindicato independente do proletariado, independentes do capital a todos os níveis: ideológico (as nossas próprias ideias), económico (financiados por nós mesmos), político (agimos pela nossa própria agenda), etc.

Lenine foi o maior defensor desta ideia, esse foi o motivo fundador da Terceira Internacional Comunista (o Comitern), com o objectivo da independência das organizações do proletariado à escala mundial (junto ao Comitern de partidos comunistas criaram-se internacionais de todas as classes e camadas revolucionárias, dos sindicatos, dos camponeses, dos intelectuais, das mulheres, da juventude, etc).

E no entanto Lenine contrariou a sua própria regra no caso específico da Inglaterra por motivos tácticos, isto é puramente conjunturais e imediatos, defendendo a filiação e o trabalho do PC Britânico dentro Labour Party (Partido Trabalhista) o que incluiu tudo o resto (sindicatos, camponeses etc dentro do domínio do Labour Party). Esta orientação, defendida como uma excepção (e raiz de algumas críticas de Lenine ao esquerdismo que se provaram infundadas), não foi apenas um fracasso mas uma fonte inesgotável de fracassos sucessivos que pulverizaram o movimento comunista britânico (grande parte dele em ideias reformistas de abandono da revolução) e trancaram os sindicatos combativos sob um domínio amarelo sufocante.

Esta minha homenagem é dedicada a um líder operário se calhar alheio a muito do que eu disse atrás, que percebeu que um século de ilusões estilhaçadas com o Labour Party já chegam. Bob Crow filiou o seu sindicato RMT (Rail, Maritime and Transport, dos operários dos transportes) na Federação Sindical Mundial (FSM, comunista) e tentou construir uma aliança de partidos e sindicatos anti-capitalistas, a Trade Unionist and Socialist Coaltion (TUSC). Bob Crow é para mim um herói da classe operária. Ele deu um primeiro passo.

Eduardo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s