Solidariedade entre KKE e o Partido Comunista (da Turquia)

sny3kk-toyrkias-smyrnh-toyrkia-ekdhlosh-14_0 kk-toyrkias-smyrnh-toyrkia-ekdhlosh-17kk-toyrkias-smyrnh-toyrkia-ekdhlosh-4 kk-toyrkias-smyrnh-toyrkia-ekdhlosh-6

A visita de Dimitris Koutsoumpas à Turquia: Nós estamos unidos na nossa fé no marxismo-leninismo e na força da classe operária

Uma delegação do KKE liderada por Dimitris Koutsoumpas, SG do CC do KKE, visitou a Turquia de 26 a 29 de Maio por convite do Komünist Partif (KP, Partido Comunista, da Turquia). A delegação foi também composta por Nikos Seretakis, membro da Secção de Relações Internacionais do CC, e Giorgos Eltahir, membro do conselho editorial do “Rizospastis” (orgão oficial da imprensa do KKE).

A visita da delegação do KKE teve lugar dias antes das eleições parlamentares de 7 de Junho e  Dimitris Koutsoumpas falou em comícios do KP em Istambul e Izmir.

O SG do CC do KKE, ao longo dos seus discursos, informou o povo dos desenvolvimentos na Grécia e da actividade do KKE. Ele fez referência aos perigosos desenvolvimentos no Mediterrâneo ocidental e nos Balcãs e acrescentou que: “ao fortalecer os partidos comunistas nos dois países nós iremos fortalecer a unidade dos trabalhadores em luta contra o capital, o seu poder e as organizações imperialistas. Nós iremos fortalecer a luta pelo derrube da barbárie capitalista, para que o poder passe para as mãos do povo, a luta pelo socialismo.

O KKE e o KP (da Turquia) estão ligados por laços fortes e internacionalistas. Nós partilhamos tradições e lutas comuns. Pelos direitos dos trabalhadores, das mulheres e da juventude. Pelo desenvolvimento da amizade entre os povos contra o nacionalismo burguês, contra o chauvinismo e contra a armadilha do cosmopolitismo. Nós temos uma luta comum contra o imperialismo, contra a NATO e contra a União Europeia.

Nós estamos unidos pela nossa fé no marxismo-leninismo e na força da classe operária e pela nossa convicção que a história não acabou, que podemos desenvolver ainda mais a nossa luta pela abolição da exploração do homem pelo homem.

Esta nossa luta comum é demonstrada pelo facto de uma das iniciativas centrais do CC do KKE no âmbito das celebrações do 100º aniversário do partido são vários eventos a ser organizados em Atenas em honra do grande poeta comunista turco neste período.

O KKE e o KP (da Turquia) enfrentaram juntos lutas importantes pelo reagrupamento do movimento comunista internacional. Os dois partidos organizaram várias iniciativas bilaterais e internacionais.

O KP (da Turquia) tem muito prestígio no movimento comunista internacional. Não é por acaso que foi lhe dada a tarefa de acolher o 17º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários neste outono. Ele faz uma contribuição importante para a “iniciativa” europeia de 29 partidos comunistas e operários, para a revista teórica “Revista Comunista Internacional”, para os encontros de partidos comunistas dos Balcãs, para os encontros de partidos comunistas do Mediterrâneo ocidental e do Médio Oriente, para os Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários.

O fortalecimento do KP (da Turquia) nestas eleições significará o fortalecimento do deste esforço para reagrupar o movimento comunista e operário a nível regional e internacional e isto terá um impacto positivo na luta dos povos.”

Fonte: KKE

hukumsuz.png_619139742

Campanha pela libertação de 3 presos comunistas turcos

O KP (da Turquia) denuncia a nível nacional e internacional o contínuo encarceramento de 3 membros do partido desde 1 de Maio, quando a manifestação para marcar esse dia foi confrontada com repressão estatal.

Especificamente, Ali Adıgüzel, Deniz Sinan Tunaboylu e Bahtiyar Şahin estão a ser acusados de delitos sérios e injustos e estão a ser ameaçados com longas penas de prisão.

Uma campanha internacional foi organizada pela libertação dos 3 camaradas, com um abaixo-assinado que já foi subscrito por um grande número de quadros do KKE – pela sua bancada parlamentar inteira e pelo grupo parlamentar europeu.

O texto pode ser encontrado na internet em inglês e as assinaturas para a sua libertação estão a ser recolhidas no seguinte endereço web: http://hukumsuzdur.net/index-en.php

Fonte: KKE

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s