A Estratégia e a Tática: a Frente Operária e Popular pelo Socialismo

1-3-5ca67

“A tática consiste em determinar a linha de conduta do proletariado durante um período relativamente curto de refluxo ou fluxo do movimento, de aceleração ou abrandamento da revolução; a tática é a luta para a implementação desta linha de conduta mediante a substituição das velhas formas de luta e de organização por novas formas, dos velhos slogans por novos slogans, através da combinação destas formas , etc. , etc. ( … ). A tática é uma parte da estratégia, à qual está sujeita, e à qual serve “. (Estaline, Fundamentos do leninismo )

A anterior citação de Estaline serve-nos de antecâmara para um dos pilares fundamentais do trabalho de todo o Partido Comunista: a tática e a estratégia. A correta articulação entre uma e outra são a garantia de que o trabalho de militância chegue a bom porto. A incoerência entre ambas, o garante de esterilidade do trabalho realizado .
Em rúbricas anteriores, temos falado sobre a importância de uma análise correta da situação concreta em que a luta de classes se desenvolve e sobre a qual intervém o Partido. E aí radica justamente a pedra de toque entre estratégia e tática .
Embora a estratégia seja o elemento mais estável, a tática é o fator mais dinâmico, mais flexível. A estratégia , usando palavras de Estaline, é responsável por “determinar a direção do golpe principal”, a tática, os seus detalhes. A tática pode mudar, ainda que a estratégia permaneça inalterada.

A FOPS: estrategia e tática
Nas teses do nosso Congresso IX analisamos a situação pela qual o capitalismo atravessa, em geral, e o caso do Estado espanhol em particular indica-nos que estamos diante da morte histórica do modo de produção capitalista e, consequentemente, o que hoje corresponde a esta situação é a conquista do poder político pela classe operária e a construção do socialismo, pois não há espaço para qualquer tipo de aliança com qualquer seção da burguesia.
Sob estas premissas a estratégia assume a forma de uma Frente Operária e Popular pelo Socialismo que reúna a Classe e os setores populares, ao invés da antiga proposta das chamadas Frentes de Esquerdas, emanada pelo VIII Congresso, e que se torna obsoleta ante a nova análise.

A FOPS baseia-se em duas ferramentas: os Comités para a Unidade Operária de Trabalhadores e os Comités Populares e, por sua vez, desdobra-se a dois níveis. Um de pendor estratégico (em suma, consubstanciando-se através da nacionalização dos principais meios de produção, a saída da UE, NATO e Euro, ou o caminho socialista para sair da crise) e paralelamente um nível tático definido por propostas mais concretas nas quais se incluam reivindicações específicas de uma comissão operária popular com que se trabalhe (a defesa de um acordo, a abertura de um centro de saúde num bairro… ). A correta articulação entre um e outro nível é o garante de sucesso da FOPS .
Em contapartida, focarmo-nos, por exemplo, apenas em propostas táticas, deixando de lado o horizonte estratégico, limita-nos a ser meras muletas do reformismo. Ao mesmo tempo, enfatizar as reivindicações mais gerais pressupõe corrermos o risco de sermos incapazes de nos ligarmos aos trabalhadores e às massas populares.

Posto isto, se a nossa intervenção nos locais de trabalho e nos bairros populares se basear numa combinação inteligente da tática e da estratégia, será uma intervenção frutuosa, tornando a FOPS num processo de acumulação de forças operárias e populares tendo como meta a construção socialista.

ÁREA IDEOLÓGICA do PCPE.

Fonte: Unidad y Lucha

Tradução por L.O.

FOPS14.2 jueves 22 banner 6

Advertisements

2 thoughts on “A Estratégia e a Tática: a Frente Operária e Popular pelo Socialismo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s