Resolução Política do 19º Congresso do KKE – A construção do Partido e da KNE – Parte 4

kke3

Construção das organizações do Partido e do KNE

Um elemento fundamental que determina o papel e a eficácia do Partido dentro do movimento operário e na luta de classes é, em primeiro lugar, a edificação partidária na indústria e, dadas as condições, a capacidade de reunir os trabalhadores na luta anti-capitalista e anti-monopolista em redor das OBP. Deve dar-se prioridade aos sectores em destaque na resolução da Conferência para o reagrupamento do movimento operário.

A construção, em primeiro lugar, nos centros de trabalho, nos sectores e nos bairros, nas cidades e nos campos, deve mobilizar todas as organizações do Partido.

A construção do Partido, nestas condições difíceis, requer um plano de acção integral junto das massas de trabalhadores que sofrem com a crise.

Alguns elementos deste plano são:

. A actividade em volta dos problemas graves em cada local e a formação de órgãos de luta. Esta actividade deve ser sistemática no que respeita aos problemas do desemprego em conjunto com a mobilização dos desempregados e das suas famílias.

. A intervenção especializada na indústria, nos centros de trabalho, entre as diversas categorias de trabalhadores conforme a idade e o sexo.

. O estudo e reconhecimento da zona, para a intervenção efectiva do Partido.

. A aquisição duma perspectiva mais ampla no nosso contacto com os trabalhadores, em relação aos seus problemas, as causas que os originam, a política que os intensifica, a direcção para os resolver.

. A mobilização de todas as forças, os simpatizantes, os amigos e os membros da KNE.

. Fortalecer a nossa intervenção junto das classes aliadas da classe operária, o campesinato pobre e os trabalhadores autónomos, assim como reforçar a sua organização.

. A assimilação dos novos recrutamentos com base nos Estatutos e no Programa.

. É necessário fortalecer os laços das OBP não só entre os simpatizantes mas com gente do povo que expresse o seu descontentamento contra as medidas anti-populares dos governos.

. Parte integrante da edificação partidária é o estudo constante da distribuição das forças do Partido, com base nas resoluções do Plenário ampliado do Comité Central e das Conferências Regionais. É necessário reforçar as áreas de trabalho críticas através da distribuição adequada de quadros em centros e áreas de importância estratégica, com centralização na Ática, na Macedónia central e nos demais centros urbanos. A distribuição dos quadros deve, necessariamente, reforçar as áreas de trabalho, o pessoal, e sobretudo as secções do Comité Central.

. A assistência à KNE é uma tarefa significativa que tem relação directa com a construção do Partido.

. É necessário aumentar a responsabilidade do Partido em relação aos jovens. É necessário tomar medidas ideológicas-políticas-de organização para que se perceba a responsabilidade directa e principal que o Partido tem em trabalhar com os jovens, a extensão da nossa actividade aos grupos de idade mais jovem, particularmente importantes para a educação ideológica, política e orientação da KNE.

Fonte: KKE

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s