O camarada George Mavrikos (SG da FSM) fala sobre o papel da classe operária

photo: ks praveen kumar

photo: ks praveen kumar

Nota: Excerto do discurso do camarada Mavrikos no Simposio Sindical Internacional em São Paulo (Brasil) a 2 Outubro de 2015, evento para comemorar os 70 anos da Federação Sindical Mundial.

“O papel da classe operária

A classe operária tem alguns atributos que a convertem na classe de vanguarda para o progresso social, que lhe dão o papel principal no caminho para a democracia e o socialismo.

Os mais básicos destes atributos são:

 Está ligada à produção em grande escala de riqueza, e esta ganha mais e mais com a concentração e a centralização que se leva a cabo como um processo constante.
 É a principal força produtiva na sociedade capitalista, já que produz todos os produtos básicos.
 Se concentra nos grandes centros urbanos, nas grandes cidades, se concentra nos grandes centros industriais e nas grandes fábricas.
 Constantemente está melhorando – como classe – o seu nível de estudos, os seus conhecimentos técnicos, a sua experiência e capacidades.
 É a classe que tem a melhor disciplina e disposição combativa, a estabilidade e a coerência militante.
 É a classe que está melhor organizada, já que tem os seus sindicatos e tem uma ampla experiência historicamente acumulada da luta de classes e da confrontação.
 Como classe, pode expressar os interesses económicos e políticos fundamentais de todo o povo trabalhador e unir ao seu redor os camponeses pobres, os trabalhadores autónomos, os intelectuais progressistas, etc.
 É a classe que, com o derrube do sistema capitalista, será libertada já que “não tem nada a perder mais a não ser as suas correntes”.

Nestas características sobressai o papel de vanguarda da classe operária na luta pela transformação social.

No mundo moderno, estes atributos agudizam-se e fazem a classe operária ainda mais importante, já que tem um melhor nível educativo, conhece e utiliza a nova tecnologia, conhece – através da internacionalização – as noticias de todos os lugares do mundo. Esta internacionalização facilita o conhecimento dos trabalhadores, a expansão da sua experiência e a expressão da sua solidariedade e do internacionalismo. A internacionalização das lutas de classe dá maior força à classe operária  e lhe dá intervenção a nível económico, político e ideológico.

Por outra parte, los acontecimentos contra-revolucionários que tiveram lugar de 1989 a 1991 na antiga União Soviética e em outros países socialistas, permitem ao Movimento Operário Internacional estudar os erros, debilidades e omissões que levaram ao derrube do sistema socialista e permitem aprender da experiência negativa.

A crise profunda e prolongada do sistema capitalista, os problemas complexos e grandes gerados por esta crise, obriga os trabalhadores vanguardistas a estudar todos estes desenvolvimentos e por tanto a obter novos conhecimentos e novas capacidades.

Todas estas são as razões principais pelas quais a classe operária está hoje no centro, no coração do processo produtivo e tem as chaves da produção.

Mediante a compreensão do seu papel e da sua missão histórica, a construção da sua unidade e a atracão dos seus aliados naturais, numa ampla aliança social, pode mudar o desenvolvimento das coisas a a todos os níveis.

Como Karl Marx disse: “A história de todas as sociedades que existiram até aos nossos dias é a historia da luta de classes”. As lutas de classes derrubaram o regime esclavajista, mais tarde derrubaram o feudalismo e o dia de amanhã trará o derrube do regime capitalista.”

Fontes: FSM (em PDF), FUL (em italiano)

Advertisements

One thought on “O camarada George Mavrikos (SG da FSM) fala sobre o papel da classe operária

  1. Pingback: Discurso do camarada George Mavrikos, SG da FSM em São Paulo (Brasil) no dia 2 de Outubro de 2015 num Simpósio Sindical | Pelo Anti-Imperialismo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s