O Sindicalismo de Classe grego continua a crescer nas eleições eleições sindicais

26 de Novembro de 2015

O as forças do movimento sindical de classe fortaleceram-se nas eleições em curso nas uniões regionais de sindicatos e nas federações sectoriais de sindicatos.

Assim aconteceu no 32º congresso da União de Sindicatos de Tessalónica (federação dos sindicatos dessa cidade) em que a “Unidade dos Trabalhadores” – a lista apoiada pela PAME – ganhou a segunda posição com 27,5%, aumentando o número de lugares na direcção dessa união de sindicatos de 8 para 9.

Este aumento é muito importante porque as listas da PASKE, DAKE e META (Pasok, Nova Democracia e SYRIZA+Unidade Popular respectivamente) colaboraram umas com as outras ao rejeitar as objecções da “Unidade dos Trabalhadores” às centenas de irregularidades eleitorais (por exemplo: trabalhadores que votaram duas vezes) e aos delegados eleitos com procedimentos ilegítimos. Ficou mais uma vez demonstrado que a colaboração das listas de PASKE-DAKE-META fica evidente em cada oportunidade em que atacam o movimento sindical de classe. Eles trabalham contra as necessidades dos trabalhadores numa linha de compromisso e colaboração de classes que serve os interesses do capital.

Os resultados foram os seguintes:

  • “Unidade dos Trabalhadores”, 27.5%, 9 lugares (tinha 8).
  • PASKE, (social-democrata, PASOK) – 41,3%, 13 lugares (13).
  • DAKE (direita, ND) 14%, 4 seats (5).
  • ΜΕΤΑ (forças do SYRIZA e da Unidade Popular) 13,3%, 4 lugares (5).
  • Novo Rumo (uma cisão da DΑΚΕ) 3,2% e 1 lugar.

Adicionalmente, no 27º Congresso da União Panhelénica de Contabilistas (panhelénica quer dizer de toda a Grécia), a lista das forças do movimento sindical de classe chamada ESAK, que tem o apoio da PAME, ganhou 10 em 11 lugares na direcção (os mesmos que na eleição anterior), enquanto a “Intervenção Radical” (apoiada pelas forças de Antarsya) ganhou 1 lugar.

Fonte: Solidnet

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s