O que são os Sindicatos (Livro da PAME)

fev4de2016ggathens-10-9

A. O que são os Sindicatos – qual o seu papel e a sua missão

1. O que são os Sindicatos

Os sindicatos são as maiores, mais amplas e massivas organizações da classe operária. As primeiras formas de organização da classe operária foram as caixas mútuas, caixas de seguros, parcerias, etc que eram mais instituições de auto-ajuda e de apoio, do que organizações de luta. Os sindicatos apareceram mais tarde. A origem do sindicalismo reporta-se ao momento histórico que empurrou os trabalhadores a superarem as suas diferenças e juntarem as suas forças (inicialmente em associações de âmbito estreito) de forma a confrontar de forma mais eficaz os empregadores/patrões e levar a cabo eficazmente a luta para conquistar e garantir os seus interesses laborais.

O movimento sindical, que nasceu com o surgimento do modo de produção capitalista, é a organização dos trabalhadores em comissões, associações, sindicatos e Confederações Gerais de forma a exigirem juntos os seus direitos. Os primeiros sindicatos nasceram na Inglaterra no Século 18 e mais tarde em outros países da Europa e de outros continentes.

Apesar de que no início quando os sindicatos apareceram, eles tinham objectivos e acções limitadas depois eles evoluíram em diversas fases até hoje. O sindicalismo começou por ser um fenómeno local e depois expandiu-se e fundiu-se numa escala nacional e internacional. Os Sindicatos (locais) e depois as associações e sindicatos nacionais jogaram um papel importante na luta de grandes transformações políticas e sociais.

Não há uma perspectiva política unificada no Movimento Sindical. Duas linhas centrais estão opostas desde o primeiro momento do seu aparecimento e da sua formação. De um lado está a linha da luta com orientação de classe (luta de classes) e do outro lado está a linha de colaboração de classes.

A linha de colaboração de classes (na Grécia expressa habitualmente pelos sindicatos controlados pelos patrões e pelos governos) durante os últimos 100 anos mudou de máscaras, mudou de nomes e adaptou-se de muitas formas. No entanto, o seu conteúdo mantém-se inalterado.

Fonte: PAME – Livro da PAME

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s